Bigorna na Cabeça!

sexta-feira, outubro 27, 2006

Minha Vida Sem Mim (Mi Vida Sin Mi)

ATENÇÃO: Este artigo não contém Spoilers!

Antes de dar início ao tema do artigo, abaixo, no tópico "A Vida Secreta das Palavras (La Vida Secreta de las Palabras)", ou no menu ao lado, você pode conferir uma mini-biografia da diretora e roteirista catalã, Isabel Coixet; quem dirige "Minha Vida Sem Mim"

Minha Vida Sem Mim é um drama/romance, uma produção canadense e espanhola lançada em 2003, e totalmente rodada em Vancouver, Canadá. Foi o primeiro filme da cineasta espanhola em idioma inglês. A película é uma adaptação do conto/novela "Pretending the Bed is a Raft", de autoria da americana Nanci Kincaid. A produção é de Pedro Almodóvar (Pela produtora "El Deseo"), cineasta espanhol que já produziu algumas dezenas de filmes, foi indicado e premiado diversas vezes com o Oscar, BAFTA (Academia britânica de filmes e artes televisivas) e demais outros prêmios.

Ann (Sarah Polley) é uma jovem humilde que mora em um trailer, localizado no quintal da casa de sua mãe (Deborah Harry), junto com o marido, Don (Scott Speedman) e duas filhas, Penny (Jessica Amlee) e Patsy (Kenya Jo Kennedy). Ann luta para sustentar a família, não tem contato algum com o pai (Alfred Molina) e não mantém uma boa relação com a mãe amargurada. Apesar de todos os percalços, ela nunca se queixa da situação e, acima de tudo, é feliz.

Sem opção de ampliaçãoA vida de Ann sofre uma drástica mudança quando ela descobre ser portadora de uma doença terminal e que tem pouco tempo de vida. Mas quando o momento deveria ser de sofrimento para todos ao seu redor e para ela, Ann descobre que ainda tem tempo parar fazer coisas que gostaria muito; uma delas é preparar as pessoas que a amam, fazê-las terem o menor sofrimento possível e prosseguirem com a vida depois de sua partida.

A princípio, o filme parece algo que já se tenha visto antes, nada de incomum; alguém descobre que está morrendo e projeta um futuro maravilhoso, fazendo dos seus últimos minutos uma vida gloriosa; é quando a sensibilidade e a percepção quase transcendente da excelente Isabel Coixet entram em ação. Como é comum em filmes da cineasta, Minha Vida Sem Mim explora sentimentos e aspectos emocionais sob várias circunstâncias: O amor, que faz as pessoas se sacrificarem pela felicidade de outras, ou aquele que destrói barreiras impostas por quaisquer fatores; a amargura e as mágoas de uma pessoa; a dor e a melancolia de se perder alguém muito importante, e a devastação causada pela sua ausência; a angústia que sente aquele que nunca conseguiu realizar seus sonhos, porque nunca teve oportunidade, ou que, por algum motivo, se sentiu fraco demais para tentar. Sentimentos que compõem a personalidade e o caráter da pessoa lá na infância; sentimentos que constroem as circunstâncias que uma pessoa usa como critério para tomar alguma decisão. Sentimentos, bons ou ruins, que todos nos vivemos para sentir, e que estarão presentes no coração de todos nós, até o final da vida.

Sarah Polley protagoniza ao lado de Mark Ruffalo, Scott Speedman, Deborah Harry, Amanda Plummer, Leonor Watling, Alfred Molina (Em uma participação especial), Jessica Amlee, Kenya Jo Kennedy, Maria de Medeiros e Julian Richings.

Sem opção de ampliação

Sem opção de ampliaçãoÉ um filme sutil e delicado, não cai no pecado de se tornar mais um dramalhão piegas e previsível, à ponto de fazer com que alguém fique tão irritado porque sentiu muito ódio e vontade de estrangular os realizadores do filme. As interpretações de todo o elenco são tão perfeitas e realistas, o filme soa tão real que não parece ser um filme ou que ali existem artistas fazendo o seu trabalho, interpretando coisas de acordo com um script; parece que o elenco vive a mesma vida dos personagens.
Sarah Polley está ali, de novo, tão sensacional, como sempre, transmitindo tanta emoção com tamanha facilidade e naturalidade; dá um show de interpretação e consegue conquistar a atenção e admiração logo nos minutos iniciais do filme.
Isabel Coixet soube, de novo e como ninguém, dosar o conteúdo da obra. É um filme emocionante, tão triste e alegre, sombrio e iluminado; é impossível tomar uma postura indiferente a respeito.

A trilha sonora é brilhante, a música "Sometimes Later", da dupla britânica "Alpha" é umas das mais belas que já pude ouvir.

As premiações ficam por conta de 2 Goyas, uma espécie de Oscar espanhol, nas categorias de Melhor Canção Original (Humans Like You) e Melhor Roteiro Adaptado, foi indicado em outras 3 categorias, Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz; Genie Award (Canadá) por Melhor Atriz (Sarah Polley). Também foi indicado duas vezes ao European Film Awards, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor, além de outros.

* Mais detalhes técnicos sobre o filme, você encontra clicando aqui

Clique para ampliarMinha Vida Sem Mim (Mi Vida Sin Mi - My Life Without Me) - Canadá/Espanha, 2003. 108 mins. Direção: Isabel Coixet. Roteiro: Isabel Coixet, baseado no conto/novela "Pretending the Bed is a Raft", de Nancy Kincaid Estúdio: El Deseo S.A. / My Life Productions Inc. Milestone Productions Inc. / SLU. Distribuição: Sony Pictures Classics / Warner Brothers / Imagem Filmes. Produção: Esther García e Gordon McLennan. Música: Alfonso Vilallonga. Fotografia: Jean-Claude Larrieu. Desenho de Produção: Carol Levallee. Direção de Arte: Shelley Bottom. Figurino: Katia Stano. Edição: Lisa Robison. Estrelando: Sarah Polley, Mark Ruffalo, Scott Speedman, Deborah Harry, Amanda Plummer, Leonor Watling, Alfred Molina, Jessica Amlee, Kenya Jo Kennedy, Maria de Medeiros e Julian Richings.

Marcadores: