Bigorna na Cabeça!

sexta-feira, dezembro 01, 2006

"Turistas", a mais nova polêmica vinda dos EUA.

Clique para ampliar "Turistas" (TRAILER AQUI), é o título, original, da mais nova produção norte-americana de terror, que ainda nem chegou ao Brasil, mas já vem causando polêmica.
O filme, que estréia no dia 1º de dezembro nos Estados Unidos, traz a seguinte trama: Um grupo de jovens mochileiros, em uma turne de férias, sofrem um acidente que os deixa perdidos em uma remota selva Brasileira; é quando são sequestrados por ladrões de órgãos. Até aí tudo bem, mas a selva tinha de ser brasileira...

Pouco depois de ter o seu lançamento anunciado, o filme, que já chamam de "Albergue latino", despertou a manifestação de centenas de pessoas. Comunidades no Orkut foram criadas em massa, o assunto começou a ser discutido nos mais diversos fóruns brasileiros. A indignação já era presente.

Patriotas revoltados, que até então pareciam estar de férias (já que a copa do mundo acabou), surgiram aos montes para exporem suas opiniões repressivas e de repúdio ao filme e aos seus idealizadores. Até a Embratur entrou na onda: temendo que o conceito apresentado no filme prejudique o turismo brasileiro, a empresa promete lançar campanhas para "limpar" a imagem do Brasil nos Estados Unidos.
Apesar de tudo, o turismo brasileiro é considerado bom. Em pesquisas realizadas pela própria Embratur, está cotado como Bom e Excelente pela maioria dos estrangeiros que visitam o país. Vale ressaltar o fato de que o turismo representa mais de 10% dos gastos totais da população de todo o mundo e o turismo brasileiro é um dos principais contribuidores para a economia do Brasil; daí o fato de estarem todos agitados.
A revolta começou a estar-se presente após a grande publicidade que o filme ganhou; foi aí que começaram a aparecer pessoas indignadas, revoltadas e ofendidas dizendo que o filme denigre a imagem do país, ofende a moral de todos os brasileiros e que vai distorcer ainda mais a imagem do Brasil nos Estados Unidos.

É importante citar que o filme foi realmente gravado no Brasil, e não somente a história se passa no país. A atriz Andréa Leal e alguns outros atores brasileiros tiveram participação especial.

A Fox Atomic, empresa responsável pelo lançamento do filme, promoveu a criação de um portal. O site simula um guia completo sobre o Brasil, para turistas. É possível ver notícias sobre supostos crimes ocorridos, algumas referencias pejorativas e uso excessivo de "piadinhas de norte-americanos". Foi declarado que a produção botou tanto medo no elenco do filme, e os deixou tão tensos, que eles precisaram dormir em barracas perto dos locais de gravação, temendo ser atacados por algum doido.
Márcio Fraccaroli, O chefe do setor executivo da Paris Filmes, empresa responsável por trazer o filme ao Brasil, é contra a divulgação da Fox Atomic. Ele declarou que entrou em contato com a produtor do filme e disse que está insatisfeito com a forma de publicidade que estão fazendo: "O que eles estão exagerando, e que nós não vamos divulgar, é mostrar uma coisa que não é verdade. Todos nós sabemos que existe violência no Brasil, mas não é algo generalizado, como colocaram no hotsite".
Em reportagem feita ao Los Angeles Times, o roteirista, Michael Ross, disse que o filme é baseado na realidade brasileira e que os acontecimentos apresentados no filme podem acontecer.

Tudo bem, estão pegando pesado na divulgação desse filme, generalizando e colocando coisas que não são verdadeiras, mas isso tudo não é a metade do que acontece por aqui, quem vive aqui sabe o que precisa combater todo o dia para chegar em casa vivo.
Nasci, cresci, moro, amo e defendo o meu país, mas nem por isso vou arrancar meus cabelos de tanta raiva porque um filme "teen" norte-americano, feito por norte-americanos, estaria sugerindo que aqui só vivem assassinos sanguinários e que o Brasil é a terra da farra, sexo, praia, mulatas, caipirinha e carnaval. Também acho bobeira pensar que esse filme possa ferir alguém, tentando denegrir a nossa imagem. Qual filme de ficção poderia prejudicar o Brasil a essa altura? Isso o próprio país da conta de fazer, e com muita eficiência.

Se um simples filme de terror ofende e denigre alguém ou um país, somente por supor que tais acontecimentos nele presentes e que só existem para compor o seu enredo, são verdadeiros ou podem acontecer, então quer dizer que a ficção virou realidade; ninguém que vá mais para o Canadá, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Itália, França ou outro país; pois estará correndo o risco de ter o corpo dilacerado por um bando de Mortos-Vivos, de ser sequestrado e preso dentro de um cubo cheio de armadilhas, ser perseguido por um maníaco com serra elétrica ou ter de participar de jogos macabros contra a própria vontade. Pelo amor de Deus, nem pensem em passar perto da Eslováquia!

Turista maluco é aquele que resolve visitar a o Brasil, se sujeitando a qualquer ataque de algum marginal doente escondido por aí. Já cansamos de ver reportagens sobre turistas que são enganados, sequestrados, roubados, até mesmo assassinados.
Se os turistas estrangeiros soubessem o que realmente acontece por aqui, excluiriam a palavra "Brazil" do vocabulário.
Tudo bem, há tanta coisa boa por aqui, e violência existem em todo o mundo, turistas estão sujeitos a violência estando em qualquer parte do mundo. É óbvio que não sou contra turistas virem para cá, precisamos muito dos norte-americanos, assim como pessoas de outros países, mas o Brasil como está hoje, não tem condições de garantir a integridade física de um estrangeiro.

E cá entre nós, eu não me sentiria/sinto nem um pouco ofendido por qualquer critica ou ofensa vinda de um país onde a população reelege o maior dos terroristas do mundo como presidente. Sem querer fazer qualquer tipo de ofensa, mesmo porque tem muita gente inteligente lá, mas ô povinho ignorante esse.

* A estréia do filme no Brasil ainda não está definida, portanto, é melhor procurar outro título da se entreter esse fim de semana :)

Brasil danificado? Danificado vai ficar o cérebro de quem insiste em gastar energia odiando esse filme. Já há tanto com o que se preocupar.

Dados Técnicos:
Título original: Turistas
Título brasileiro: Turistas
Gênero: Terror
Tagline: Go Home.
Elenco: Josh Duhamel (Alex); Melissa George (Pru); Olivia Wilde (Bea); Desmond Askew (Finn); Beau Garrett (Amy); Max Brown (Liam); Agles Steib (Kiko); Miguel Lunardi (Zamora); Jorge Só (Bus Driver); Cristiani Aparecida (Nativa); Lucy Ramos (Arolea); Andréa Leal (Camila); Diego Santiago (Jacare); Marcao (Ranan); Miguelito Acosta (Jamoru)
Idioma: Inglês/Português
Tempo de duração: 89 min
País de origem: Estados Unidos
Colorido/Mixagem de Som: SDDS / Dolby Digital / DTS

* Mais dados ténicos você consegue clicando aqui.

Leia também:
- Filme sobre americanos torturados no Rio levanta polêmica.
- Produtor de "Turistas" defende o filme e diz que nossa imagem já prejudica o Brasil.
- Embratur diz que ator de "Turistas" pede desculpas ao povo brasileiro.
- Crítica americana massacra filme de terror ambientado no Brasil.

Marcadores: